quinta-feira, 6 de março de 2008

Evolução

O que é a Evolução?

Evolução é o processo pelo qual ocorrem as transformações nos seres vivos pelo passar do tempo, dando assim origem a espécies novas.

Evidências de Evolução


A evolução tem as suas bases fortemente apoidas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam eles fósseis ou actuais. Os tópicos mais importantes desse estudo serão apresentados de forma resumida.

Homologia e analogia


Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.

Analogia : semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente à adaptação a uma mesma função. São consideradas resultado da evolução convergente.

Órgãos vestigiais



Órgãos vestigiais : órgãos reduzidos em tamanho e geralmente sem função, que correspondem a órgãos maiores e funcionais em outros organismos. Indicam ancestralidade comum.

Embriologia comparada


O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem. Essa semelhança também foi verificada no desenvolvimento embrionário de todos animais metazoários. Nesse caso, entretanto, quando mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.

Estudo dos fósseis


São considerados fósseis impressões deixadas por organismos que viveram em eras passadas , como , por exemplo, pegadas de animais extintos e impressões de folhas, de penas de aves extintas e da superfície da pele dos dinossauros.

A importância do estudo dos fósseis para a evolução está na possibilidade de conhecermos organismos que viveram na Terra em tempos remotos, sob condições ambientais distintas das encontradas actualmente, e que podem fornecer indícios de parentesco com as espécies actuais. Por isso, os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução.

By: Jaime

Sem comentários: