domingo, 9 de março de 2008

Fixismo, Geração Espontânea e Criacionismo

Fixismo: Esta teoria pretende explicar o surgimento das espécies, afirmando que estas surgiram sobre a Terra, cada qual já adaptada ao ambiente onde foi criada, pelo que, uma vez que não havia necessidade de mudanças, as espécies permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram. Deste modo, e de acordo com esta teoria, não haveria um antepassado comum.
Desenvolveram-se, então, dentro do fixismo outras teorias que pretendiam explicar o surgimento das espécies:

Geração espontânea: Segundo Aristóteles, autor desta teoria, e influenciado pela teoria platónica da existência de um mundo das imagens, afirmava que as espécies surgem por geração espontânea, ou seja, existiam diversas fórmulas que dariam origem às diferentes espécies. Isto é, segundo ele, os organismos podem surgir a partir de uma massa inerte segundo um princípio activo. (Por exemplo, nascer um rato da combinação de uma camisa suja e de um pouco de milho).
A geração espontânea permaneceu como ideia principal do surgimento das espécies devido à influência que as crenças religiosas incutiam na civilização ocidental, principalmente. Assim, a geração espontânea tornou-se uma ideia chave para a teoria que surgiria a seguir.

Criacionismo: O criacionismo era visto por teólogos e filósofos de modos diferentes: os teólogos afirmavam que Deus, o ser supremo e perfeito, tinha criado todos os seres e, uma vez que era perfeito, tudo o que criava era perfeito também, pelo que as espécies foram colocadas no mundo já adaptadas ao ambiente onde foram criadas, e permaneceram imutáveis ao longo dos tempos; os filósofos, embora também apoiassem a criação das espécies por Deus, acrescentavam que, quando se verificava uma imperfeição no mundo vivo, esta devia-se ao ambiente, que era corrupto e mutável, portanto imperfeito.
Assim, e segundo esta teoria, o aparecimento de novas espécies eram impensável, bem como a extinção de outras.




Por: César e Luís Pedro

5 comentários:

jornal real disse...

meu nome e lukas moro em manaus e eu acredito imensamente na teoria do uso e desuso dew lamark mas creio que algumas partes dessa teoria fere os conseitos filossoficos .eu acho que tanto a teoria de lamark como de darwin,existe lacunas que anbas poderiao ser preenchidas por anbos os dois. meu nome e lukas mazzaro e estudo a cronalogia de varios cientistas. desde de galileu galilei a albert aynsten. pensem nisso!

Amanda Maia disse...

Obrigada pelo artigo de vocês, muito útil.
Abraço.

Anónimo disse...

Lucas, ja pensou em correçao ortografica? Pense nisso!

Anónimo disse...

mt útil me ajudou com a tarefa de historia, gostei :)

Anónimo disse...

agora já sei valeu apenas aprender